sábado, 2 de junho de 2012

Vulcanismo submarino




A lava submarina é sempre viscosa pois contém muito gás. A água ao entrar em contacto com a lava transforma-se em vapor de água que vai entrar na lava e incorporar-se nela.














Pillow-lavas (almofadas de lava): formam-se quando a lava entra em contacto com a água do mar e esta arrefece bruscamente. Em cima arrefece e solidifica, mas por baixo, no interior, está líquida e a escorrer, esta por sua vez vai novamente entrar em contacto com a água do mar e arrefecer e assim sucessivamente até deixar de existir lava. Quando a lava arrefece vai formando pequenos relevos que parecem almofadas daí se chamar pillow-lavas.




















As ilhas vulcânicas formam-se pela acumulação do material vulcânico submarino.








Segunda-feira, 17 de Maio de 2010


Vulcanismo atenuado ou secundário

Quando a câmara magmática está activa, esta aquece as rochas que estão à sua volta. A água da chuva infiltra-se e ao entrar em contacto com as rochas mais quentes transforma-se em vapor de água.

Este, porque é um gás, sobe e se existir facilidade na subida irá originar fumarolas.

Se o vapor não conseguir subir de imediato, arrefece e transforma-se em água podendo originar um géiser ou uma nascente termal, dependendo do tipo de reservatório que formar.







Tipos de erupções e de vulcanismos



Erupção efusiva –lava fluida, a erupção é calma, a lava escorre a grandes velocidades (pode atingir os 30 km/h), e as escoadas de lava são longas. Os cones que se formam são baixos e largos e os piroclastos emitidos são grandes.


Este tipo de erupções é típico dos vulcões do Havai e por isso tomam o nome de vulcanismo do tipo: Havaiano








Erupção explosiva - lava viscosa, a erupção é violenta, a lava escorre a pouca velocidade e as escoadas de lava são curtas. Os cones que se formam são altos e estreitos e os piroclastos emitidos são pequenos.


Este tipo de erupção é típico dos vulcões Etna, Vesúvio e tomam o nome de vulcanismo do tipo: Vulcaniano






Erupção muito explosiva ou catastrófica - Erupção com lava muito viscosa. A lava não escorre e acumula-se na cratera formando uma agulha vulcânica. O gás que fica retido na chaminé sai e origina a nuvem ardente. Se existirem piroclastos são as cinzas.



Este tipo de erupção origina o vulcanismo do tipo: Peleano, em homenagem ao vulcão Pelée. É o vulcanismo mais perigoso.







Actividade Vulcânica com períodos de Erupção Efusiva e outros com Erupção explosiva - Existe ainda outro tipo de vulcanismo que é o vulcanismo estromboliano que resulta de uma actividade mista entre o Havaiano e o Vulcaniano. Na actividade vulcânica deste tipo umas vezes emite lava fluida outras lava viscosa. O cone é de tamanho intermédio, nem tão baixo e largo como o havaiano, nem tão alto e estreito como o Vulcaniano.


Este tipo de vulcanismo é uma homenagem ao vulcão Stromboli e por isso toma o nome de vulcanismo do tipo: Estroboliano







Aqui está um quadro resumo do vulcanismo:




Domingo, 16 de Maio de 2010


Materiais vulcânicos

Existem três tipos de materiais vulcânicos:

  • Sólidos

  • Gasosos

  • Líquidos
Materiais vulcânicos gasosos

Os vulcões emitem muitos tipos de gases mas os mais abundantes são: vapor de água, vapores com enxofre e dióxido de carbono.

Materiais vulcânicos sólidos

Piroclastos:
piro - fogo
clastos - fragmentos

São produtos do vulcão sólidos. Os piroclastos classificam-se relativamente ao seu tamanho em: cinzas, areias, lapilli e bombas vulcânicas. Formam-se a partir da separação da lava quando sai da cratera. Estes fragmentos quando aterram no cone vulcânico já estão no estado sólido.



Classificação de piroclastos:

  • Cinzas vulcânicas – até 2mm

  • Areias vulcânicas – 2 a 5mm

  • Lapilli ou bagacina – 5mm a 5cm

  • Bombas vulcânicas ou blocos – maior que 5cm
Obsidiana:

Vidro vulcânico formado a partir arrefecimento brusco da lava.



Brecha vulcânica: rocha formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela subida da lava.



Pedra-pomes :
É uma rocha muito porosa, tornando-se muito leve por consequência, resulta do arrefecimento da lava com muito gás. À superfície da lava forma-se uma espécie de espuma (gás contido), e a rocha solidifica, o gás vais saindo quando a rocha está a arrefecer, “esburacando-a”. É a única rocha que bóia.



Materias vulcânicos líquidos

Lava – provém do magma, que, ao subir, perde gás e temperatura, tornando-se líquida e escorre pela cratera vulcânica.

Tipos de lava



Lava fluida – Lava com pouco gás, muito líquida e com temperaturas elevadas, ao sair da cratera escorre com muita facilidade formando longas escoadas de lava. Origina cones baixos e largos. Os piroclastos são grandes(bombas e Lapilli). Chama-se a esta lava encordoada ou pahoehoe.

Curiosidade: Pahoehoe é uma palavra havaiana para designar lava fluida, típica dos vulcões do Havai.




Lava viscosa – Lava com muito gás, menos líquida que a anterior e com temperaturas menos elevadas, ao sair da cratera escorre com dificuldade formando curtas escoadas de lava. Origina cones altos e estreitos. Os piroclastos são pequenos (cinzas, areias e Lapilli).
Chama-se a esta lava escoriácea ou Aa.



Lava muito viscosa – Lava com muito gás, quase sólida e com temperaturas menos elevadas que a anterior, ao sair da cratera não escorre, acumula-se formando uma espécie de rolha, originando a agulha vulcânica. O gás como não pode sair acumula-se na chaminé e ao sair pode explodir a agulha vulcânica dando origem à nuvem ardente. Os piroclastos se forem emitidos são as cinzas vulcânicas.

Agulha vulcânica – edifício formado a partir da acumulação da lava muito viscosa. Devido ao tipo de lava a agulha é frágil e se a nuvem não a destruir os agentes erosivos rapidamente o fazem.

Curiosidade: Os Cravo , um casal de cientistas que se dedicavam a tirarem fotografias a vulcões, morreram numa nuvem ardente.

Domingo, 21 de Março de 2010


Estrutura de um vulcão

Aqui está a estrutura de um vulcão:

Sem comentários:

Enviar um comentário