sábado, 2 de junho de 2012

Aparelho reprodutor Masculino


O sistema reprodutor masculino é constituído, tal como o feminino por: Gónodas, vias genitais, glândulas anexas e órgãos genitais externos.

Gónodas - glândulas onde se dá a produção das células sexuais (Gâmetas). No aparelho masculino são os testículos e a célula (gâmeta masculino) é o espermatozóide.
Vias genitais - canais que transportam os gâmetas. No aparelho masculino são os epidídimos, os canais deferentes e uretra.
Glândulas anexas - glândulas que segregam substâncias que asseguram o bom "estado" do gâmeta. São as vesículas seminais e próstata. Na mulher o aparelho não tem glândulas anexas.


Produção de células sexuais masculinas (espermatozóides)

Os gâmetas masculinos são produzidos nos testículos (gónodas). Os espermatozóides começam a ser produzidos na puberdade e continuam para o resto da vida (ao contrário das mulheres). Os testículos produzem os espermatozóides e a hormona sexual masculina, a testosterona (estimula a produção de espermatozóides, o aparecimento de caracteres sexuais masculinos e o crescimento ósseo). É a glândula hipófise, localizada no cérebro, que controla e regula o funcionamento dos testículos.

Estes são formados por um conjunto de tubos pequeníssimos que se juntam nos epidídimos. Tal como os óvulos, os espermatozóides têm amadurecimento. No início da sua formação são de maiores dimensões e à medida que amadurecem perdem a camada de gordura que os envolve e cresce-lhes uma cauda, o que lhes possibilitará um maior mobilidade.

O espermatozóide maduro é formado por uma cabeça, um corpo intermédio e uma cauda.
Os espermatozóides podem sobreviver três dias no aparelho reprodutor feminino.

A informação e imagens foram tiradas do site: http://ciencias3c.cvg.com.pt/nono/aparelhosexualm.html

Sem comentários:

Enviar um comentário